MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau
A aula do dia 20/04 foi realizada no Museu de História Nacional e Jardim Botânico da UFMG, em que a turma visitou a exposição de arqueologia e o presépio do Pipiripau.
Exposição de arqueologia
A exposição de arqueologia se baseava em itens encontrados em escavações em diferentes regiões de Minas Gerais, objetos esses que datam dos últimos 14 mil anos. Um ponto de destaque da experiência diz respeito a uma fala do guia que acompanhou o grupo, segundo quem há um constante trabalho de busca pela compreensão do modo como os indígenas estudados entendem os itens e a realidade exposta, em que deve-se haver uma perspectiva que não baseia-se nos preceitos da sociedade que o visitante se insere. Nesse sentido, conclui-se que a exposição de arqueologia em questão foi proveitosa na medida em que proporcionou novas perspectivas no que tange à história e a vivência dos povos indígenas da região ao longo do tempo.
Presépio do Pipiripau
O presépio visitado se trata da construção feita pelo artesão Raimundo Machado ao longo de sua vida, o qual possuía apreço por presépios incentivando a construção de um próprio. Dessa forma, o artesão formou sua obra baseada em diversas cenas com diferentes figuras, as quais variavam entre narrativas bíblicas e cenários da capital mineira, que apresentam figuras móveis, trazendo o aspecto de "sessão" nas exibições, em que para apreciar a obra integralmente é necessário estar presente no momento que os mecanismos serão ativados para exibição. É interessante notar a perspectiva de Raimundo acerca do mundo que o cerca, em que narrativas religiosas e o cotidiano em Belo Horizonte se misturam no cenário criado.


Comentários
Postar um comentário